ENCONTRAR NICHOS DE MERCADO COM A GOOGLE KEYWORD TOOL
Encontrar nichos de mercado rentáveis é um dos maiores desafios da grande maioria dos webmasters. Para muitos, encontrar este tipo de nichos está dependente de encontrar palavras-chave para as quais exista pouca concorrência, um volume de pesquisas consideráveis e um custo por clique de preferência elevado. No entanto, a grande maioria dos blogueiros e webmasters sente uma certa dificuldade em compreender os dados providenciados pela Google Keyword Tool, especialmente ao nível de palavras-chave rentáveis e volumes de pesquisas sectorizados.
Um dado importante é que a Google Keyword Tool deve ser utilizada com alguma racionalidade e acima de tudo, analisando correctamente todos os dados que a ferramenta coloca ao seu dispor. Não acredite cegamente nos dados apresentados, faça filtragens e procure encontrar palavras-chave que sejam realmente competitivas, caso contrário estará a preparar uma estratégia que não lhe irá trazer rendimentos num futuro próximo.
FILTRE PRIMEIRO, ACREDITE DEPOIS!
Um dos erros mais comuns entre blogueiros e webmasters é acreditarem cegamente nos resultados da Google Keyword Tool, sem na verdade realizar filtragens, testes e análises aos resultados apresentados. Vejamos um teste rápido, realizando uma pesquisa na ferramenta para a palavra-chave “hóteis”, restringindo os resultados ao Brasil e ao Português.

Filtrar os resultados da pesquisa é essencial para que você encontre aquilo que é realmente importante para si. Vejamos alguns dos passos importantes a ter em conta depois de fazer uma pesquisa em bruto:
1- Sectorize pelo tipo de categoria que pretende, de forma a afunilar ainda mais a sua pesquisa;
2- Utilize correctamente o tipo de correspondência uma vez que pode ser extremamente importante;
3- Filtre os resultados por ordem de “pesquisas globais mensais” para ter em destaque as palavras que movimentam mais tráfego;
4- Procure por resultados que façam sentido ao nível das pesquisas orgânicas (pense como o utilizador comum);
5- Preste atenção também ao gráfico do volume de pesquisas para não ter surpresas no futuro.
2- Utilize correctamente o tipo de correspondência uma vez que pode ser extremamente importante;
3- Filtre os resultados por ordem de “pesquisas globais mensais” para ter em destaque as palavras que movimentam mais tráfego;
4- Procure por resultados que façam sentido ao nível das pesquisas orgânicas (pense como o utilizador comum);
5- Preste atenção também ao gráfico do volume de pesquisas para não ter surpresas no futuro.
NÚMEROS SIGNIFICAM CONCORRÊNCIA
Um dos grandes problemas da Google Keyword Tool é a veracidade dos seus dados. A Google provavelmente quis que a ferramenta fosse o mais simples e abrangente possível, sendo que os seus dados nem sempre correspondem com veracidade ao mercado em questão. Por isso mesmo, e porque normalmente os números maiores significam maior concorrência, e os números menores significam menor concorrência, o que lhe recomendamos é que faça testes com os resultados que encontra, sejamos:

Na pesquisa que havíamos realizado, destacámos dois exemplos que considerámos importantes. Tendo em consideração que a nossa pesquisa foi realizada para a palavra-chave “hóteis”, restringindo os resultados ao Brasil e ao Português, vamos agora tentar compreender até que ponto estes resultados são fieis e qual a melhor pesquisa a atacar em termos de buscadores (essencialmente Google Brasil).

Como podemos verificar numa pesquisa rápida no Google Brasil, a palavra-chave “hoteis em roma italia” resulta em mais de 12 milhões de resultados. Isto significa que existe imensa concorrência para esta pesquisa e que provavelmente teremos maior dificuldade em conseguir posicionar-nos nos lugares cimeiros.

Por outro lado, a nossa pesquisa por “hoteis em instambul” produz apenas 114 mil resultados, o que significa que o nível de concorrência é muito inferior e portanto, mais simples de conseguir concorrer com outros anunciantes e páginas que já se encontrem rankeados para essa pesquisa em específico.
O que deverá fazer numa situação deste tipo é analisar a concorrência que existe para a pesquisa em específico e tentar compreender até que ponto essas páginas estão realmente bem rankeadas e/ou se existe alguma forma de você conseguir competir com elas a médio/longo prazo.
ANALISE AS PESQUISAS MAIS RENTÁVEIS
Para ter uma noção clara de quais as pesquisas tipo que oferecem um rendimento de qualidade, é necessário que você faça mais algumas filtragens aos seus resultados. Partindo do princípio de que uma das formas de rentabilização que você pretende por em prática é a monetização com Google Adsense, então você deverá começar por filtrar os resultados da sua pesquisa pelo CPC médio, vejamos:

Na coluna “pesquisas globais mensais“, active a opção “CPC médio estimado“. Tendo em conta que esta ferramenta é baseada nos leilões de palavras-chave do Google Adwords, o que esta métrica nos indica é o custo por clique médio que os anunciantes pagam por um clique nesta palavra-chave quando efectuam o leilão da mesma no Google Adwords. Isto significa que palavras-chave com elevados CPC’s, normalmente representam palavras-chave muito rentáveis ao nível da monetização com Google Adsense.

Para que a opção fique ativa e disponível no quadro de visualização, você deverá clicar no menu “Columns” e depois clicar novamente em “CPC médio estimado” no menu que se encontra em cima. Dessa forma a opção que você deseja passa a estar activa e disponível no menu de visualização.

Posto isto e organizando agora os resultados pelo “CPC médio estimado“, passamos a ter disponíveis as nossas pesquisas mas desta feita organizadas pelo custo por clique médio. Tendo isso consideração, seleccionámos dos resultados três pesquisas que consideramos muito relevantes e importantes, tendo em conta o seu volume de pesquisas e também o seu CPC médio. Vejamos:
- hoteis em madrid – 6600 pesquisas mensais e um CPC médio de 3,38 euros
- hoteis em londres – 6600 pesquisas mensais e um CPC médio de 2,94 euros
- hoteis em barcelona – 5400 pesquisas mensais e um CPC médio de 2,45 euros
Os outros tipos de pesquisa não considerámos relevantes, pois normalmente o seu volume de pesquisas é muito reduzido e portanto irrelevante para uma monetização mais agressiva e interessante. Resultados que tenham menos de 1000 pesquisas mensais podem na verdade não lhe render 1 cêntimo, especialmente se você não estiver bem posicionado nos resultados dessa pesquisa nos motores de busca.
ESCOLHA O SEU NICHO E A SUA ESTRATÉGIA
O mais importante depois de realizar pesquisas e analisar resultados da Google Keyword Tool, é escolher então um nicho de mercado que seja rentável e ao mesmo tempo uma estratégia que lhe possibilite atingir resultados e sobretudo, ganhar dinheiro. No exemplo que demos ao longo desta matéria poderíamos ter em consideração que escrever artigos sobre hóteis pode ser extremamente rentável, e que uma estratégia interessante seria desenvolver conteúdos de qualidade sobre hóteis em madrid, hóteis em londres, hóteis em barcelona, entre outros.
Posto isto, apenas nos resta considerar dois aspectos que você deverá ter sempre em consideração:
- os termos com maior volume de pesquisas normalmente têm um CPC médio mais reduzido, maior concorrência directa e são portanto mais complexos em termos de estratégia.
- as pesquisas com o CPC médio mais elevado normalmente têm volumes de pesquisa mais reduzidos, pelo que o importante é conseguir aliar um bom CPC médio com um bom volume de pesquisas.
Resumindo, você não deverá ser guloso ao ponto de querer uma pesquisa específica com um volume de tráfego muito elevado, bem como não deverá querer a pesquisa com o CPC médio mais elevado também. Seja coerente e procure uma relação preço/competitividade que seja tangível e acima de tudo que seja exequível do ponto de vista estratégico.
Até Já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário